Páginas

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

HISTÓRIA DE CAÇADOR COM OS UQUINHAS.


O Texto abaixo foi criado junto com a orientação da professora Silvane e o nosso estagiário Luiz Henrique Dallagnol onde os alunos digitaram a história no Writer, conforme iam terminando a digitação sob orientação buscaram as imagens no Google imagens e cada um escolheu a sua e inseriu a imagem desejada.


Caçador, 22  de  setembro  de  2011
Aluna: Michele Moreira da Silva
3º ano 01
Professora Silvane Lacoski
             História  de  Caçador

A história de  tem  como marca  a  chegada   de  Francisco  Correia  de Mello vindo  disputar  um  espaço  com  as  tribos  de  índios kaigang   e xocling que  eram os  únicos  habitante do  lugar.

Foi  Francisco Correia de  Mello, como  primeiro morador  que  deu  origem a cidade.  Na qual era abundante a  caça , a  pesca,  solo  fértil e  muito pinhão.
 


    
A  construção  da  ferrovia São  Paulo-  Rio  Grande do  Sul, as  margens do  Rio  do  Peixe  trouxe   desenvolvimento para  a  vila Rio  Caçador,  que  até então era  assim chamada.  Desenvolvimento   nessa época a campanha do construção, guerra que envolvia a  estrada  de  ferro, fanatismo,  caboclos nativos, sertanejo revoltados,  que tiveram  suas casas incendiadas  e suas terras tomadas.

Museu do Contestado



Em 1952, muitos  pinheiros caíram para dar lugar as novas casas de madeiras para os pioneiros que começaram a chegar, vindos principalmente do Rio Grande  Sul. Caçador foi emancipado em 25 de março de 1934, com certa de dois mil habitantes, resultado da junção das  duas vila, riu caçador  e vila santelmo que eram separados  pelo riu, mas unidos pela ponte de madeira.

Enchente em 2011


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

CURSO DE INFORMÁTICA PROUCA

Iniciamos em 13 de setembro na nossa Unidade Escolar, um curso do para conhecer os recursos do  broffice writer nos uquinhas para estarmos trabalhando com os alunos.
Neste primeiro momento estamos utilizando o laboratório de informática para o uso e pesquisa na construção das atividades para trabalharem com os educandos.
Confira nas imagens o que está sendo desenvolvido.


terça-feira, 20 de setembro de 2011

BOLO DA GALINHA RUIVA

 
Com a história da galinha ruiva a professora fez um bolo com a turma, ficou uma deliciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa....


   
  

 



Enquanto o bolo assava a turma fazia dobradura da galinha Ruiva:

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Colégio Bom Jesus

Nesta sexta-feira, 16 de setembro esteve em nossa Unidade Escolar os alunos da professora Nadeja Pivato do 3º ano,  do ensino médio, que nos visitou e nos presenteou com um lanche delicioso às turmas de Ed. Infantil da prof. Adriana e Prof Michele.
Foi feita uma tarde de atividades variadas: brincadeiras, jogos e música.
Confira nas fotos...


1º ano Nossas Leituras

A professora Clóris, do 1º ano matutino da nossa Unidade Escolar, trabalhou com os educandos a digitação e leitura das palavras, usando o quadro de sílabas; digitando sílaba por sílaba para ele observarem que a escrita é formada de letras, sílabas, tudo para que possam construirem as palavras.
O trabalho foi acompanhado pela Coordenadora do PROUCA e o estagiário que veio nos auxiliar neste processo de construção.
Os alunos acharam o máximo, isto também ajudou-os na questão do espaçamento na edição das palavras,
bem como enumerá-las para que eles também tenham a percepção da ordem.



domingo, 18 de setembro de 2011

Hoje a Professora Michele da Ed. Infantil 03. da EMEB Esperança, trabalhou com os seus pequenos atividades do GCOMPRIS, utilizando os uquinhas.
Essas atividades visam a coordenação motora fina do nosso educando sem a utilização do mouse, apenas usando o touchpad dos mesmos.
Veja fotos:




sexta-feira, 2 de setembro de 2011

VISITA DE EDLA E SUA EQUIPE


           Durante o nosso encontro estadual  em Florianópolis, nos dias 11 e 12, nos foi informado que D. Edla pretendia fazer 3 visitas às Escolas até o final desse ano. Foi discutido e apresentado o cronograma dessas visitas.
           Conforme o cronograma fomos agraciados com a visita da mesma em  31 de agosto de 2011, nos foi solicitado que organizássemos esses encontros nos turnos previstos, com dois momentos de trabalho sendo:
  • uma reunião com os Gestores e Formadores da Escola de uma hora (1h ): Neste encontro foi debatido as possibilidades que o projeto nos tem dado, e um breve histórico do que ocorreu no início do ano, bem como as conseqüências que nos acarretou. Foi definido que a Coordenadora do NTM estará iniciando, após a semana da Pátria, um curso prático objetivando justamente o manuseio das ferramentas de que dispõem os Uquinhas.
  •  uma reunião coletiva com todos os professores de duas horas (2h): Dando seguimento, os professores também colocaram suas angústia, suas dificuldades em relação ao Curso a Distância, que o mesmo requer tempo e orientações mais aprofundada, e que o mesmo, é curto e não há como fazer as tarefas do  E-Proinfo com qualidade que deveria ser. Ficou esse item em aberto para que quem pudesse estar acessando e fazendo as atividades que o faça. E o curso que será ministrado pela Coordenadora do NTM poderá ser incluso no que já está em andamento, com meios práticos e pedagógicos para a utilização em sala de aula.